sábado, 31 de outubro de 2009

Berlim II

Berlim me impressionou. Um lugar que eu nunca imaginava que iria conhecer na vida.
Uma cidade repleta de cicatrizes de tantos anos de guerra, opressao e sofrimento. Ao mesmo tempo que Berlim e um pouco triste, e tambem fascinante. Eu queria poder explicar cada foto, mas nao tenho muita habilidade com o blog, entao nem vou tentar. O momento mais marcante da viagem foi o passeio de Berlim on Bike. Um passeio de 4 horas pela cidade, principalmente pelo Muro de Berlim. O guia, uma figura por sinal, explicou e contou os fatos que marcaram fortemente 28 anos da historia da Alemanha. Alguns pedacos do muro ainda podem ser vistos espalhados pela cidade, mas depois da queda, a demarcacao do muro foi mantida, entao e possivel ve-la no chao em varios locais da cidade. O museu Checkpoint Charlie mostra o drama das pessoas que queriam passar para o outro lado do muro, chegando ao ponto de pensar em varias taticas e invencoes que tornassem isso possivel. Muitos conseguiam, mas muitos eram pegos no flagra. E muito interessante e comovente ver o resultado de uma historia que aconteceu ha tao pouco tempo atras. E e mais impressionante ainda ver como os alemaes reconstruiram a cidade depois da reunificacao do pais.
Eu teria muito mais pra colocar aqui, muitos fatos. Visitamos o memorial do Holocausto (primeira foto), aberto a interpretacoes segundo o arquiteto que desenhou o memorial. Nunca tomei tanto chopp e nunca comi tanta salsicha como em Berlim. O colesterol que me perdoe, mas valeu a pena. Bom, curtam as fotos, em duas partes...
Ange.























Um comentário:

Sofia Severo disse...

Adorei. Com o teu texto de introdução dá pra sentir o clima forte da cidade. Fiquei bem feliz que tu pôde passar por essa experiência, afinal, viagem boa mesma são essas, que te fazem sentir, não importa se o sentimento é ruim ou bom, o que importa é o cutucão. Te amo. Beijo.